domingo, 28 de agosto de 2016

O que resta dos J. O. do Rio 2016? (I)

...
Um maior distanciamento dos J. O. do Rio 2016 talvez nos proporcione um juízo mais lúcido. Daí, só agora esta reflexão!

Portugal tinha 115 atletas de 18 modalidades enquadrados no Projecto de Preparação Olímpica. Dez atletas integravam o nível 1 (provável obtenção de medalha) e vinte e cinco o nível 2 (prováveis finalistas).
Dos primeiros dez, seis pertenciam à canoagem (Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro, David Fernandes, Teresa Portela e Hélder Silva), dois ao judō (Telma Monteiro e Jorge Fonseca), um ao taekwondo (Rui Bragança) e um do ciclismo (Rui Costa).
Dos "comentaristas" que polulam por aí, uns opinavam que Portugal tinha teoricamente sete/oito resultados que projectavam possível medalha; outros, ficavam-se pela projecção de 2/3 medalhas...

Resultados: Portugal trouxe uma medalha de bronze... (repare-se que José Garcia, chefe da Missão Olímpica, diz que ficámos com dez atletas nos seis primeiros lugares e José M. Constantino, Presidente do COP, afirma que ficámos com 10 atletas entre o 4º e o 8º lugares).

Com 13,5 milhões de euros gastos durante o ciclo olímpico - financiamento público - e sem conhecermos verbas de dotações privadas, outros resultados não seriam de esperar. Basta compararmos com a nossa vizinha a Espanha - 177 milhões de euros de orçamento público e 311 de dotações privadas - que obteve 7 medalhas de ouro, 4 de prata e 6 de bronze!

Muito fizeram os nossos competidores...

(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário